quarta-feira, 21 de julho de 2010

DEFINIÇÃO DE SAUDADE!

DEFINIÇÃO DE SAUDADE

Artigo do Dr. Rogério Brandão Médico oncologista clínico RC Recife Boa
Vista.

Calejado com longos 29 anos de atuação profissional, com toda vivência
e experiência que o exercício da medicina nos traz, posso afirmar que
cresci e me modifiquei com os dramas vivenciados pelos meus pacientes.

Dizem que a dor é quem ensina a gemer.

Não conhecemos nossa verdadeira dimensão, até que, pela adversidade,
descobrimos que somos capazes de ir muito mais além.

Descobrimos uma força mágica que nos anima, e não raro, nos
descobrimos confortando aqueles que vieram para nos confortar.

Um dia, um anjo passou por mim...
Veio na forma de uma criança com 11 anos, porém, calejada por 2 longos
anos de tratamentos, hospitais, exames, manipulações, injeções, e
todos os desconfortos trazidos pelos programas de quimioterapias e
radioterapia.
Um dia, cheguei ao hospital logo cedinho e encontrei meu anjo sozinho
no quarto. Perguntei por sua mãe e ouvi uma resposta que ainda hoje
não consigo lembrar sem vivenciar profunda emoção.
Meu anjo respondeu:
- Tio, às vezes minha mãe sai do quarto para chorar escondido nos
corredores.

Quando eu morrer, acho que ela vai ficar com muita saudade de mim. Mas
eu não tenho medo de morrer, tio. Eu não nasci para esta vida!
Pensando no que a morte representava para crianças, que assistem seus
heróis morrerem e ressuscitarem nos seriados e filmes, indaguei:
- E o que a morte representa para você, minha querida?
- Olha tio, enquanto a gente é pequena, às vezes, vamos dormir na cama
do nosso pai e no outro dia acordamos no nosso quarto, em nossa
própria cama não é?

(Lembrei minhas filhas, na época crianças de 6 e 2 anos ...costumavam
dormir no meu quarto e eu procedia exatamente assim.)
- É isso mesmo, e então?

- Vou explicar o que acontece, continuou ela: Quando nós dormimos,
nosso pai vem e nos leva nos braços para o nosso quarto, para nossa
cama, não é?
- É isso mesmo querida, você é muito esperta!
- Olha tio, eu não nasci para esta vida! Um dia eu vou dormir e o meu
Pai vem me buscar. Vou acordar na casa Dele, na minha vida verdadeira!

Fiquei boquiaberto, não sabia o que dizer.

Chocado com o pensamento deste anjinho, com a maturidade que o
sofrimento acelerou, com a visão e grande espiritualidade desta
criança, fiquei mudo, sem ação.

- E minha mãe vai ficar com muitas saudades minha, continuou ela.
Emocionado, contendo uma lágrima e um soluço, perguntei ao meu anjo: -
E o que significa a saudade para você, minha querida?

- Não sabe não tio? Saudade é o amor que fica!

Hoje, aos 53 anos de idade, desafio qualquer um dar uma definição
melhor, mais direta e mais simples para a palavra saudade:
"É o amor que fica

terça-feira, 20 de julho de 2010

FELIZ DIA DO AMIGO

SÓ PRA REFLETIR....

Devem-se buscar os amigos como os bons livros, pois a felicidade não está em que sejam muitos, nem mui curiosos, antes em que sejam poucos, bons e bem conhecidos.''
Mateo Alemán


Como já dizia um certo cantor " amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves, dentro do coração"!!!
Já pensou hoje em quem são seus amigos de verdade? Não aqueles colegas que passam por nossas vidas e continuam como colegas, mas aqueles que de colegas, galgam a posição de amigos? São raros? É verdade...
Todos estão por perto quando há dinheiro, sorrisos e vida abundante, mas na hora do pranto, do lamento, da angústia e da depressão, sem falar na falta de dinheiro, muitos deixam de ser amigos presentes e passam a ser ausentes e depois descobrimos que de fato nem amigos eram.
Prefiro pensar como Mateo Alemán disse tão sabiamente. Bons livros são raros e amigos de verdade também, mas se houver que não sejam poucos, bons e bem conhecidos.

Quem já não desiludiu-se com alguém que pensava ser amigo e no final era apenas mais um que passou e não ficou e isso gerou um sentimento triste? Eu já passei por esta experiência e não a desejo pra ninguém, por isso pra quem é amigo hoje é seu dia. Então...

FELIZ DIA DO AMIGO!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

O QUE VAI NA CABEÇA DO SER HUMANO.....

Ando aqui pensando com meus botões, o que leva uma pessoa a fazer o que o Goleiro Bruno, no Flamengo, meu Timão, a fazer o que fez???

Eu sempre pensei que uma pessoa que fizesse algo assim, deveria ser alguém com um caráter duvidoso, uma índole ou melhor falta de índole completa e absoluta e ser um MONSTRO, mas por mais que eu pense e repense, não dá pra aceitar que alguém, "humano" seja capaz de mandar matar alguém apenas para não reconhecer uma criança como filho!

Os requintes de crueldade que tem sido massacrados pela mídia, revolta, mas o fato de mandar é o mesmo que ir realizar o serviço e ainda não dá pra acreditar, não na culpa dele, mas na maldade do ser humano, assim como no caso da "Isabela Nardoni"!

Fico triste ao pensar que não sabemos hoje em dia com quem estamos lidando realmente, porque uma pessoa que é capaz de saber do que foi feito e continuar levando a vida normalmente, é um psicopata, seja no grau que for!

Ontem estava vendo sobre o ex-policial que matou a ex-namorada, por motivo fútil e ainda jogou o carro dela, junto com a mesma, na represa em Nazaré Paulista, aonde, nunca teria sido encontrado, se não fosse o pescador que estava no local e que fez a denúncia.

É como a Bíblia, livro dos mais antigos, relata sobre os últimos tempos e descreve exatamente tudo que temos visto sobre o gênero humano. Não estou dizendo que isso é algo que começou a acontecer agora....essa maldade no coração do homem, sempre existiu desde que o mundo é mundo, mas eu vivo hoje e o hoje me constrange, por saber da maldade do coração humano.

Mas....a vida segue....e nós, junto com ela, sendo obrigadas a ouvir sempre tamanhas barbaridades!

Isso é uma tristeza!

sábado, 10 de julho de 2010

O Sabor da Vitória!


Dizem por aí que a VITÓRIA tem um sabor especial. E não é que tem mesmo!!!

Já passou por alguma situação aonde brigasse por seus direitos, sabendo ter toda razão, mas sabendo que os inimigos eram bem mais fortes e depois da batalha, você que era a pequenina, mais frágil, ganhar a causa? Tipo assim....Davi e Golias?

Pois é, e foi assim que aconteceu comigo na faculdade com um certo professor, que para mim, por motivos pessoais, me deu um ponto a menos para me reprovar na matéria dele, mas eu sabia que tinha tirado outros pontos a mais e não deixei passar.

Corri atrás do meu único ponto, mesmo sabendo que poderia sair perdendo, porque nos dias de hoje e no Brasil, a Lei do mais forte ainda impera e qual não foi minha surpresa ao entrar no site da Universidade para ver meu boletim, como faço rigorosamente todos os dias,para ver se algo tinha mudado e hoje ver minha nota alterada!

Ganhei meu ponto! Passei na matéria e senti um gosto especial por não ter deixado pra lá e ter lutado pelo meu direito.

A VITÓRIA tem gosto sim e hoje ele ficou parecido com aquele belo rodízio de Sushi (lá do MANEKINEKO), comida que eu mais gosto ou de Cheesecake, sobremesa adorada e pouco comida pra manter a forma e também por causa da diabetes (... de vez em quando a gente come escondido)!

Gostinho mais especial é vc ver a arrogância do homem natural ter que se render, não a você, mas a verdade que desta vez saiu vencedora!!!

Vitória deliciosa esta!

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Só falando besteira....




O que é a vida, se não pudermos ser e agir como sempre fizemos, claro que aceitando críticas, mas não sendo obrigadas a concordar com elas e se anular.....só pra ser boazinha e satisfazer ao outro!

É tão curioso como as pessoas não se dão a conhecer 100% (raras são aquelas! Infelizmente a minha transparência que me "mata" de raiva,e me faz ser assim, esse tipo de pessoa, transparente)e aí a gente tem que ficar tentando adivinhar o que ela está pensando? Será que está triste ou aborrecida? Será que fiz algo que a entristeceu....cacete...sorry, mas é difícil lidar com alguém assim e o que já aprendi é a deixar pra lá e se a pessoa quiser falar ela vem e fala e se não, é porque não nos achou dignas de confiança e sinceramente hoje o meu vocabulário tá chulo e eu vou dizer que to cagando (não literalmente) se ela quer ou não quer falar...já foi-se o tempo.

Eu digo tanto as pessoas e aos meus filhos que o primeiro que devemos amar somos a nós mesmos e tô lá, parece que mendigando umas palavras.....ai...chega!

Minha avó já dizia, que quem muito se abaixa, a bunda (suavizando o que ela falava) aparece e eu hoje concordo em gênero, número e grau!

Hoje, eu primeiro amo a mim, porque se não for assim não encontrarei quem vai me amar e depois amo ao outro que deveria seguir a mesma premissa.

Enfim, o assunto aqui é desabafar um pouco e já tá bom demais por agora, porque tenho outras coisas pra fazer....

"Quem sou eu"??????




"a única verdade é que vivo.
Sinceramente, eu vivo.
Quem sou?
Bem, isso já é demais...."

Clarice Lispector


Clarice, com todo respeito em chamá-la assim era uma mulher especial, porque dentro de todas as minhas indagações sobre quem eu sou e pensando sobre o assunto nestes últimos dois dias me deparo com tamanha pérola!

Já é demais viver e administrar tudo o que a vida nos oferece de bom e de ruim, e a vida é uma roda viva que não para, por isso sabemos que estamos vivendo e vivos no meio de tanto aguaceiro que muitas vezes nos sobreveem.

Bom, deixando claro o lé com cré, sempre fui do mesmo jeitinho que sou e garanto que por causa dele consegui muito mais coisas que perdi, exceto meu primeiro casório, mas aquele já estava perdido mesmo porque o meu digníssimo ex marido, não me amava o suficiente e só casou comigo numa disputa de três, pra ver quem levava e quando a idiota aqui acreditou e ele levou, aí ele viu a merda que fez e daí pra frente, foram doze anos, 3 filhos e um inferno de vida que levou tempo pra acabar e depois pra parar de sangrar, mas como o tempo cura todas as feridas, hoje posso até mesmo rir do passado...e não é que me disseram que um dia eu faria isso!!!

Continuando....nesta semana fui confrontada pelo meu jeitinho de ser e o mais curioso é que só agora andam percebendo como sou e se SOU aquilo não incomodava antes,e parece incomodar agora e quando fui falar sobre o assunto, como cantaria a boa, velha e falecida Maísa, " meu mundo caiu ", mas caiu pra eu mesma notar que a gente pensa que tá abafando e no final querem é abafar a gente e aí eu volto a grande inciadora deste simples pensamento.....viver eu sei que vivo, agora já saber quem sou no meio desta crise de identidade que to passando, já é demais pra minha cabecinha linda, loira e nada, viu....mas nada BURRA!!!!