domingo, 2 de maio de 2010

Ter filhos ou não ter...eis a questão!

Sou mãe de três lindos filhos, dois rapazes e uma moça e posso dizer que esse é o sonho de "quase" todas as mulheres e é um sonho correto e louvável, mas será que estamos realmente prontas para ter, criar e depois arcar com tudo que filhos nos trazem. Está certo que há filhos e filhos, mas hoje passo a entender melhor porque algumas mulheres optam por não querer, porque talvez na infância a sua experiência como filhos não tenha sido muito boa ou ver a experiência de suas mães com seus filhos tenha feito com que essa decisão de não ter, tenha sido uma escolha de vida, uma vez que na prática ela viveu o lado negativo da questão.

Fato é que amo meus filhos com todo coração, mas se hoje pudesse voltar atrás não teria filhos. Teria me voltado para uma bela carreira, me estruturar na vida, sem depender de ninguém para me prover sustento e procurar a felicidade neste caso de outras maneiras. Posso olhar desta maneira porque já os tive e não é fácil criar um filho. Eles não são perfeitos,como nós também não somos, mas a vivência nos mostra muitas coisas.

Quando são bebes, são lindos, uma gracinha até o momento que vc tem o total domínio sobre eles, os veste, calça, compra suas roupinhas, leva-os a festinhas de amigos, o primeiro dia de aula, enfim tudo que um filho sob nossas asas pode trazer.

No meio disso tudo pode acontecer, como foi comigo, uma separação e aí vc começa a perceber que seus filhos queridos e pequenos como os meus eram ainda começam a ser afetados pelo fato e vc que ficou com eles por ser a mãe e a sociedade dizer que a mãe é que deve ficar com o filho, não te deixa sozinha, contudo a responsabilidade de criar sozinha é toda sua, financeira, emocional e tudo o que vem dentro do pacote.

Eu criei os meus praticamente sozinha porque morava em outro lugar e depois de um tempo vendo que continuaria a criá-los sozinha, decidi vir morar perto da família e ir para o Estado aonde me criei e aonde meus familiares estavam, para me sentir mais apoiada, mas o fato é que continuei criando-os sozinha. Difícil demais pois eles tinham apenas 8,6 e 5 respectivamente.

Sempre me vi como uma boa mãe e fazendo o melhor para eles, o que não deixou que eles tivessem marcas profundas que toda separação traz. Hoje em dia, já sendo homens feitos carregam em si, desde aquele tempo o trauma da separação que afetou a cada um de maneira diferente. Bem sei do que eu estou falando porque nesse assunto posso falar com toda propriedade.

A preocupação hoje é infinitamente maior do que quando desejei e os tive sem saber o que o futuro me aguardava, porque me casei pra ficar velhinha ao lado do meu marido, o que não aconteceu. Parece que os casamentos hoje são descartáveis e que o amor não é mais como nos tempos dos nossos avós aonde o casamente deveria se manter independente de tudo e digo que mesmo assim ainda era o melhor a ser feito e ficarem juntos, porque a separação nunca é melhor em nada!

E aquela história de aonde comem um comem dez...mentira. Aonde come um, só come um mesmo, porque vc não consegue alimentar bem e dar estudo e tudo que uma criança necessita se não estiver preparada para isso.

Sem mais delongas, ter filhos é uma responsabilidade muito grande e não só isso, filhos são para a vida inteira....outras coisas não e vc tem que saber que eles vão crescer e nem sempre vão ser o espelho da mamãe, muito embora vc ache ter passado a eles os melhores valores possíveis, mas às vezes são o tormento e a tristeza de muitas mães.

A Bíblia mesmo diz que filhos são herança do Senhor, mas será que estamos realmente preparados para receber essa herança...

Já reparou que existem pessoas que quando não tem dinheiro e tem uma vida humilde são pessoas de caráter, amigas, sinceras, mas ponha um pouco de dinheiro em suas mãos e melhore o padrão de vida delas e vc realmente verá quem são essas pessoas, porque não há nada que corrompe mais do que o amor ao dinheiro. Por ele, famílias são abandonadas, mulheres que batalharam a vida inteira ao lado do marido para conseguirem uma vida melhor para eles e os filhos, geralmente são trocadas por oportunistas mais novas que já encontram toda a situação pronta e não querem comer o saco de sal que o casal comeu junto para chegar aonde estão no dia de hoje. Amantes que preferem ser amantes à esposas, porque dizem que tem o melhor do homem sem a responsabilidade de lavar as cuecas dele e tirar deles tudo que tem de bom, enquanto a babaca da esposa, está em casa cuidando da prole e fazendo tudo pra ser uma esposa melhor...tudo isso não é sonho ou utopia, e sim uma realidade vivida nos nossos dias!

Por isso, antes de pensar em gerar um bebe, pense se vc é capaz de criá-lo sem neuras, com amor carinho e resignação, mesmo que no futuro eles venham a decepcioná-la e até mesmo a não te reconhecer como mãe, porque vc está vendo que ele vai se dar mal, mas não ouve vc e prefere abandonar vc a abandonar o que ele acha certo e que mais tarde, geralmente vem chorar é no seu colo tão sofrido.

Depois de tudo isso, pense se vc ainda se consida apta a ser mãe, mas não tenha filhos sem considerar tudo e não pense apenas na face daquele anjinho em seus braços, mas que vai crescer e aí é que vc poderá exercer tudo o que acha que seria o ideal...

Filhos são bens preciosos e Heranças, mas será que realmente temos o preparo necessário para sermos mães???

Nenhum comentário:

Postar um comentário