domingo, 21 de fevereiro de 2010

APRENDENDO A AMAR DE LONGE

Pra quem não conhece ainda, apresento meu filho Renan, meu primogênito e uma das paixões da minha vida.

Minha Sogra tinha um ditado que eu nunca entendi muito bem e às vezes até achava que ela era meio seca no que dizia, mas hoje entendo e concordo perfeitamente com o que ela falava... Muitas vezes somos obrigados a aprender a amar de longe, porque a vida nos exige isso.

Quando mudei para o Rio, meu filho optou por ficar em São Paulo, afinal de contas toda a vida dele tinha sido lá e naquela época ele tinha 14 anos. Quase morri do coração e juro que se soubesse que mudar para o Rio me deixaria longe de um dos meus filhos eu com certeza não teria saído de São Paulo.

Motivo da mudança? A maldita separação da família... quando um não quer mais o casamento e o outro é obrigado a aceitar a decisão e a partir dela tomar algumas atitudes e rumos na vida. Naquela hora o sofrimento era tanto que vir para perto da família no Rio de Janeiro (apesar de amar Santo André), me pareceu uma boa idéia no momento! Hoje vejo que eu estava fugindo para não ter que enfrentar algumas situações que obrigatoriamente eu teria que ver e conviver.
Fugir nunca é bom! Encarar é o certo, mas às vezes estamos tão debilitados que nem o raciocínio funciona e foi o que aconteceu.
Perdi naquela época meu filho que tanto amo e esta perda durou anos, porque quando ele foi, foi junto com ele todo contato comigo..., anos de tristeza, de dor, de arrependimento por não ter ficado, até que a frase da minha sogra calou ao meu coração...,"aprenda a amar de longe" e foi o que me deu forças para ficar sem ele por quase dez anos, porque quando pais se separam, muitas vezes filhos tomam partido, ou ficam tão machucados que se isolam e cortam o contato, o que talvez seja menos doloroso pra eles.

Mas hoje eu posso dizer que ainda continuo amando de longe, mas um pouco mais perto porque com a idade, a maturidade e os jeitinhos de Deus na situação, ele voltou pra mim com o coração aberto e pude dar colo a ele e ajudar em um momento importante da vida dele.

Hoje, ele nos visita sempre que pode e é uma alegria sempre tê-lo conosco, porque parece aquela história do "filho pródigo" que volta a sua casa depois de anos longe.

Meu filho é inteligente, lindo, um amor e uma educação primorosa. Ele é alguém muito especial. Lamento não ter acompanhado seu crescimento, mas agradeço a Deus por ter cuidado dele e pelo homem que ele se tornou... responsável, trabalhador, formado e que sabe o que deseja para a vida dele.

O que quero deixar aqui hoje, se servir de consolo para alguém é que a gente pode aprender a amar de longe com o mesmo amor de perto ou até mais, porque oramos constantemente e os entregamos nas mãos de Deus..., e que melhor mãos ele poderia estar???

Te amo meu filho e obrigado pelo ótimo carnaval conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário